sábado, 10 de julho de 2010

Maionese batida a mão (by Vovó Marta)


Você pode se perguntar.... quem vai querer bater maionese a mão? Come on...
Bom, um dia você pode acordar achando que tudo está andando depressa demais. Que trabalhar 12 horas por dia para sobreviver é quase desumano. Que o trânsito que você pega para trabalhar, com todos aqueles motoqueiros buzinando.... você não merece. Engolir 100 sapos por dia de gente menos inteligente que você (pelo menos vc acha). Não ter tempo para cuidar das pessoas que você gosta, não ter tempo para cuidar do seu amor, não ter tempo para ver seus filhos, não ter tempo para fazer as unhas e a básica depilação. Talvez esta receita venha a calhar, como um momento de libertação. Aí vai:

Ingredientes
4 ovos
óleo de milho
azeite de oliva
limão
mostarda
sal

Modo de fazer
Cozinhe dois ovos (bem duros), dispense as claras, e coloque as gemas cozidas em uma vasilha com fundo redondo. Misture as 2 gemas duras com as 2 gemas moles. Comece batendo de um lado e não mude (minha avó dizia q se mudasse desandava). Quanto ficar uma pastinha sem bolotas vá acrescentando o óleo aos poucos, bem devagar e batendo e batendo. Ela vai começar a crescer e ter uma cosnsistência firme e brilhante. Você para de bater e colocar óleo até quando adquirir um volume de um pote pequeno de maionese. Antes de terminar acrescente umas duas colheres de sopa de azeite e misture. Duas colheres de chá de suco de limão (exeperimente, talvez seja necessário mais), o sal e uma colher de sopa de mostarda.
Como saber se desandou? A gente sempre sabe quando desanda...

3 comentários:

  1. tem razão Du,

    temos que viver mais slow.

    Slow food, slow life, slow everything.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrei quando ficava bem colada com a minha mãe...ajudando em todo o que ela fazia..no jardim, na cozinha, nos passeios etc....quando ela fazia maionese, mas com óleo de milho.
    A sua vovó sabia das coisas, já que azeite de oliva é uma órrima idéia e minha mãe e eu não sabiamos desse ingrediente para maioneses...
    Hoje não vou fazer mas daqui há alguns dias farei e te conto...se desandou ou não...

    ResponderExcluir
  3. usei 2 gemas cosidas e 1 crua, cansei o braço batendo mas ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir