quinta-feira, 15 de julho de 2010
Polenta Quadriculada a Bolognesa
Odeio quando vou fazer uma comida e alguém chega e fala: ahh mais eu não gosto de cebola picada, só cebola em rodela. Normalmente evito fazer amizades com pessoas com restrições alimentícias medíocres.
Um dia, falei para a minha irmã que iria fazer polenta e ela disse: só gosto de polenta gratinada. Já me deu vontade de desistir de tudo, não fazer porra de jantar nenhum. Não sou cozinheira fofa. Não sou boazinha. Qual é a porra da diferença entre polenta assada, polenta na panela, frita. Polenta tem gosto de polenta. Se vc come polenta assada, porque não vai comer polenta de panela, a não ser por uma frescura nível 10 na escala Richter? Enfim não sou politicamente correta, faço cara feia emburro.... Quer comer come, não quer? Vai pedir China in Box, vai oferenda! Mas enfim, acabei cedendo, porque também tenho um coração de polenta, e fiz a tal da polenta gratinada, ok ok... ficou ótimo....
A receita é longa, mas não é difícil, é almoço de domingo, se joga...
Ingredientes
Para polenta:
- Aquelas farinhas para polenta tipo Polentina
- queijo ralado
Para a bechamel:
- manteiga
- sal
- leite
- farinha
Para a Bolonhesa:
- 1 kg de carne moída
- 1/2 palmo de linguiça (picadinha, aquela fresca, então tira a tripa)
- 1 cenoura média picada em quadradinhos pequenos
- 2 cebolas médias picada em quadradinhos pequenos
- 1/2 talo de salsão picado em quadradinhos pequenos
- 10 tomates bem madurões picados (com tudo, pele, semente....)
- 1 longa vida grande de polpa de tomate (sorry, tomate aqui não é vermelho e o molho tem que ficar vermelho)
- 1 copo de vinho tinto seco digno
Modo de fazer
Polenta:Siga as instruções da embalagem e coloque a polenta em uma assadeira retangular e a deixe com uma altura de 3 dedos. Reserve até endurecer.
Bechamel: Coloque em uma panela pequena duas colheres de sopa de manteiga e cinco de farinha. Deixe embolotar e desligue antes que fique tudo moreno. Deixe esfriar e depois acrescente 2 copos de leite. Coloque sal a gosto e mexa até que fique consistente.
Bolognesa: Frite no azeite a cenoura, a cebola, o salsão e a linguiça; até tudo amolecer bem e bronzear o fundo da panela. Jogue a carne e continue fritando. Depois coloque os tomates, a polpa e o vinho. Cozinhe tudo por uma hora, eu gosto de deixar umas 4 horas para que o molho fique bem concentrado, mas eu não tenho o q fazer, portanto uma hora é mais que ok. Ajuste o sal no final.
Montagem: Pegue uma assadeira grande e retangular, pode ser rasa. Corte a polenta em quadrados e coloque na assadeira alternando um sim um não um sim um não, na fileira de baixo um não um sim..... Até que a assadeira toda fique quadriculada. Passe sobre cada quadrado um pouco de bechamel, distribuindo uniformemente. Sobre a bechamel jogue queijo ralado. Nos buracos do quadriculado coloque a bolgnesa, distribuindo por todos os buracos... Deixe no forno até o queijo gratinar....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vovó Marta odiava quando alguém perguntava o que tinha pra comer... é genético. Somando-se ao fato que o nosso DNA fugiu de guerra então tem muito mais qualidades de sobrevivência que outros. Eu sou assim tbm, Du. Não gosta, vai Chinainboxar, oferenda! Mas mamma é mamma e ela merece polenta gratinada. Como sou uma péssima polenteira, esperarei ansiosamente dar sorte de comer aí na maison doceis. hehe.
ResponderExcluirDesculpa ser chatinha assim... Pelo menos a minha frescura resultou num prato delícia! Até hoje lembro desta polenta... Quando vc vai repetir?
ResponderExcluirAs soon as possible!
ResponderExcluir